Relato sobre uso da robótica educacional na discussão de gráficos em cinemática em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99520Palavras-chave:
Cinemática. Análise de gráficos. Robótica educacional.Resumo
Diversos trabalhos na área de ensino de Física apontam que os estudantes, em
diferentes níveis de ensino, apresentam dificuldades na construção e interpretação de gráficos em cinemática. Nesse contexto, a robótica educacional possibilita uma abordagem diferente da tradicional. O objetivo deste trabalho é apresentar um breve relato, alguns resultados e os principais aspectos positivos e dificuldades dos estudantes participantes após a aplicação de uma sequência didática que utiliza essa ferramenta para o ensino e aprendizagem de gráficos para o estudo do movimento retilíneo uniforme. As aulas ocorreram em uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de São José (SC). A análise das questões do pré e do pós-teste apontam uma diferença estatística entre as medianas do número de acertos e que a magnitude dessa diferença pode ser importante. Os principais aspectos positivos apresentados pelos estudantes são referentes ao aprendizado: de coisas novas, sobre análise de gráficos e programação. As principais dificuldades estão relacionadas a: análise gráfica e a programação.
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