NativoApp: Realidade aumentada aplicada no resgate cultural da Língua Wai-Wai

Autores

  • Wilder Silva de Farias BCC/UFOPA
  • Roberto Pereira do Nascimento IEG/UFOPA
  • Marcio José Moutinho da Ponte IEG/UFOPA
  • Nattan Lobato BSI/CORI/UFOPA
  • Josivan Rodrigues Reis CORI/UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99518

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Educação indígena, Resgate cultural.

Resumo

Devido às constantes mudanças socioambientais que ocorrem na região amazônica aliada ao avanço tecnológico, povos indígenas outrora isolados agora convivem com os costumes contemporâneos e lutam para não verem sua cultura desaparecer e evitar que jovens, aldeados ou não, acabem deixando de lado seus costumes e tradições dado o contato com a cultura urbana. Além disso enfrentam diversas dificuldades na transmissão do conhecimento para as novas gerações bem como no processo educacional e nesse contexto, este trabalho busca por meio de  um aplicativo de realidade aumentada promover o resgate cultural e a facilitar o processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens indígenas, transmitindo de forma intuitiva os costumes e língua indígena Wai-Wai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

SILVA DE FARIAS, W.; PEREIRA DO NASCIMENTO, R.; JOSÉ MOUTINHO DA PONTE, M.; LOBATO, N.; RODRIGUES REIS, J. NativoApp: Realidade aumentada aplicada no resgate cultural da Língua Wai-Wai. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 356–365, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99518. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99518. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação