SOCIOAVA_EP: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Ana Carolina Ribeiro Ribeiro, Patricia Alejandra Behar

Resumo


Esse artigo apresenta o planejamento, a implementação e a avaliação de Objeto de Aprendizagem (OA) SocioAVA_EP - Estratégias Pedagógicas a partir das interações sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A avaliação do material foi realizada em um curso de extensão que contou com a participação de 30 professores atuantes da EAD, em que foram discutidas questões relacionadas aos desafios da modalidade e as possibilidades dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem disponíveis hoje. A análise dos dados demonstrou, entre outras questões, a importância de materiais que possibilitem a aproximação e a atenção de docentes a esses aspectos, bem como, a realização de atividades que permitam com que os mesmos reflitam sobre os desafios encontrados pelos estudantes.

Palavras-chave


estratégias pedagógicas; interações sociais; objeto de aprendizagem; ambientes virtuais de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99489

Direitos autorais 2020 RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br