Programação com blocos visuais para representar conceitos científicos por docentes da área de ciências

Marco Antonio Gomes Teixeira da Silva, Sergio Luiz Cardoso

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo identificar
como a tecnologia pode proporcionar habilidades para o desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) para representação de conceitos científicos, empregando programação com blocos visuais, na formação inicial e continuada do docente. Durante um curso de capacitação foram desenvolvidos ODA e, após, avaliados, por professores convidados, aplicando a escala de Likert. Considerando os dados obtidos e o material utilizado, é razoável assumir que a presença das tecnologias digitais na formação docente pode proporcionar habilidades e competências que permitam aos docentes desenvolver ODA com adequação aos conceitos científicos. Também é possível ponderar a viabilidade de capacitá-los com programação em blocos visuais.


Palavras-chave


Objetos Digitais de Aprendizagem. Capacitação. Formação docente.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99483

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