Análise de Dados de Percursos Curriculares dos Alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Luiz Fernando Fonseca Pinheiro de Lima CI - UFPB
  • Ingrid Luana Almeida da Silva CI - UFPB
  • Danielle Rousy Dias da Silva CI - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99467

Palavras-chave:

Análise de Dados Acadêmicos, Ciência de Dados Educacionais, Matriz Curricular, Percursos Curriculares.

Resumo

Diferentemente das pesquisas que analisam dados educacionais de cursos superiores, que visam, sobretudo, o estudo de evasão, este trabalho se propõe a analisar dados acerca de percursos curriculares realizados por alunos que concluíram o curso de Ciência da Computação em uma instituição superior pública. O estudo tem como objetivo identificar melhorias no projeto pedagógico do curso e para o seu desenvolvimento foram definidas questões a responder, a base de dados utilizada para respondê-las e as ferramentas que deram suporte a construção das análises dos dados. Assim foram desenvolvidas análises que responderam as questões e trouxeram informação efetiva para o curso, como os índices de alunos que cursam as disciplinas no semestre recomendado pela matriz curricular, as distribuições das disciplinas por semestres diferentes do recomendado e as taxas de situações obtidas pelos alunos em suas matrículas nas disciplinas. Com essas análises foi possível identificar possíveis pontos de melhoria no projeto pedagógico do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

FERNANDO FONSECA PINHEIRO DE LIMA, L.; LUANA ALMEIDA DA SILVA, I.; ROUSY DIAS DA SILVA, D. Análise de Dados de Percursos Curriculares dos Alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 173–182, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99467. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99467. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais