Análise de Dados de Percursos Curriculares dos Alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba

Luiz Fernando Fonseca Pinheiro de Lima, Ingrid Luana Almeida da Silva, Danielle Rousy Dias da Silva

Resumo


Diferentemente das pesquisas que analisam dados educacionais de cursos superiores, que visam, sobretudo, o estudo de evasão, este trabalho se propõe a analisar dados acerca de percursos curriculares realizados por alunos que concluíram o curso de Ciência da Computação em uma instituição superior pública. O estudo tem como objetivo identificar melhorias no projeto pedagógico do curso e para o seu desenvolvimento foram definidas questões a responder, a base de dados utilizada para respondê-las e as ferramentas que deram suporte a construção das análises dos dados. Assim foram desenvolvidas análises que responderam as questões e trouxeram informação efetiva para o curso, como os índices de alunos que cursam as disciplinas no semestre recomendado pela matriz curricular, as distribuições das disciplinas por semestres diferentes do recomendado e as taxas de situações obtidas pelos alunos em suas matrículas nas disciplinas. Com essas análises foi possível identificar possíveis pontos de melhoria no projeto pedagógico do curso.

Palavras-chave


Análise de Dados Acadêmicos, Ciência de Dados Educacionais, Matriz Curricular, Percursos Curriculares.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99467

Direitos autorais 2020 RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br