Governança Colaborativa em Instituições de Ensino: Uma Quasi- Revisão Sistemática da Literatura

Danilo Ferreira Neves, Lidiany Cerqueira Santos, Mylena Alves Santos, Methanias Colaço Rodrigues Júnior

Resumo


Contexto. Tecnologias para estimular a participação eletrônica vem sendo adotadas por governos como forma de legitimar direitos, promover transparência e resolver problemas de forma mais eficiente. Embora validada no cenário político, a governança colaborativa ainda é pouco adotada em centros acadêmicos. Objetivo. Entender e mapear como práticas colaborativas estão sendo adotadas na governança de instituições de ensino. Metodologia. Foi elaborada uma Quasi-revisão sistemática da literatura. Resultado. A busca selecionou 3 estudos entre 526. Após análise, foram identificados nos estudos os recursos pertinentes para viabilização de colaboração, as práticas de participação utilizadas e como a inserção desse modelo administrativo influenciou na qualidade de ensino e no desenvolvimento da comunidade acadêmica. Conclusão. Pelo caráter metodológico aplicado, o trabalho serve como um guia, identificando tendências e sintetizando práticas que podem ser replicadas em novos projetos.


Palavras-chave


Participação Eletrônica, Democracia, Comunidade Acadêmica, Governança Colaborativa.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99290

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