AUDIOTEXTOS CIENTÍFICOS PARA TODOS: estudos teórico-metodológicos em direitos humanos e inovação

Jeniffer Alves Cuty, Daniela Mei Lipp Nissinen, Osmar Weyh

Resumo


Este artigo parte da experiência de pesquisa com audiotextos científicos para uso acadêmico, os quais foram produzidos no âmbito do Projeto de Extensão “Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência na FABICO, UFRGS, 2018”. O referido Projeto perpassou atividades do Grupo de Pesquisa Leitura, Informação e Acessibilidade, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Repensou a morfologia e o conteúdo de textos científicos, conseguindo identificar dificuldades de compreensão teórico-conceitual de estudantes de graduação, assim como barreiras efetivas ou simbólicas de escrita. Foi possível, no decorrer de um ano de projeto, executar a metodologia utilizada por locutores de textos em áudio, de modo a compreender especificidades da gravação desse tipo de texto. Apresenta também atenção com Direitos Autorais e gravações de voz a todo o tipo de público, Pessoas com Deficiência visual ou sem limitação, universalizando o acesso à informação. Como referencial teórico trabalhamos com a produção dos autores Cardoso, Cuty, Estabel, Fisher, Moro, além de Neves e Tojal. Discorremos sobre estudos textuais, panorama da deficiência no Brasil e desafios dos audiotextos e das tecnologias em bibliotecas e museus.

Palavras-chave


Audiotexto. Direitos Humanos. Acessibilidade. Inovação. Artigos Científicos

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.96584

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

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