Práticas Inovadoras: Difícil Conquista

Jane Fraga Tutikian

Resumo


Este artigo traz uma breve visão dos séculos XX e XXI, com suas transformações
históricas, sociais e culturais. É, acima de tudo, o desenvolvimento tecnológico que
subverte o conceito de Humanismo. Existe, agora, uma nova maneira de estar no mundo. Novas ideias e novas formas de organizar o conhecimento requerem novas práticas pedagógicas. Para isso, podemos pensar em redes de pesquisa educacional global, em experiências de colaboração e de compartilhamento, em inovação no sentido amplo e em processos de aprendizagem capazes de criar novas possibilidades para o desenvolvimento humano. A metodologia destacada aqui é a Aprendizagem Invertida.


Palavras-chave


tecnologia, inovação, Universidade, práticas pedagógicas, aprendizagem invertida

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.96582

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br