Desenvolvimento de um sistema de recomendação de grupos e recursos para apoio à abordagem de temas transversais

Douglas Kellermann, Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Márcia Amaral Corrêa de Moraes

Resumo


Este artigo apresenta um sistema de recomendação para apoiar
a abordagem de temas transversais em cursos superiores. A premissa de
que sistemas como este podem contribuir para o processo de ensino e de
aprendizagem embasa o desenvolvimento de um plugin para o ambiente Moodle.
O software tem como objetivo facilitar a prática da transdisciplinaridade
através do agrupamento de estudantes e da recomendação de materiais de
aprendizagem. Os testes simulados indicam uma ferramenta relevante e útil
para a abordagem de diferentes temas transversais no ensino superior.
Palavra-chave: Sistema de recomendação educacional, Ambiente virtual


Palavras-chave


Sistema de recomendação educacional, Ambiente virtual de aprendizagem, Transdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.95849

Direitos autorais 2019 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br