GeometriAR: aplicativo educacional com realidade aumentada para auxiliar o ensino de sólidos geométricos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95848Palavras-chave:
Matemática. Realidade Aumentada. Aplicativo Educacional. Geometria Espacial.Resumo
Pesquisas mostram que o ensino de matemática tem baixa eficiência no
Brasil. Uma possível solução para ajudar na melhoria do ensino é a utilização de
recursos computacionais. Entre esses recursos, a realidade aumentada (RA) vem
ganhando destaque por facilitar a percepção de objetos em 3D. Assim, este artigo
apresenta o GeometriAR, um aplicativo educacional que utiliza RA para contribuir no
ensino de geometria espacial. O aplicativo reproduz sólidos geométricos em 3D a partir de imagens de figuras planas. Para validação do aplicativo foi feita uma pesquisa com professores de matemática, considerando aspectos gerais, pedagógicos, de usabilidade, de conteúdo e interface. Com os resultados obtidos, concluiu-se que o aplicativo pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no ensino de geometria espacial em sala de aula.
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