GeometriAR: aplicativo educacional com realidade aumentada para auxiliar o ensino de sólidos geométricos

Allisson Pierre Lino Gomes, Ricardo Argenton Ramos, Lucas Florêncio de Brito, Michel Ferreira Batista, Brauliro Gonçalves Leal

Resumo


Pesquisas mostram que o ensino de matemática tem baixa eficiência no
Brasil. Uma possível solução para ajudar na melhoria do ensino é a utilização de
recursos computacionais. Entre esses recursos, a realidade aumentada (RA) vem
ganhando destaque por facilitar a percepção de objetos em 3D. Assim, este artigo
apresenta o GeometriAR, um aplicativo educacional que utiliza RA para contribuir no
ensino de geometria espacial. O aplicativo reproduz sólidos geométricos em 3D a partir de imagens de figuras planas. Para validação do aplicativo foi feita uma pesquisa com professores de matemática, considerando aspectos gerais, pedagógicos, de usabilidade, de conteúdo e interface. Com os resultados obtidos, concluiu-se que o aplicativo pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no ensino de geometria espacial em sala de aula.


Palavras-chave


Matemática. Realidade Aumentada. Aplicativo Educacional. Geometria Espacial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.95848

Direitos autorais 2019 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br