Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento: enriquecimento da formação inicial por meio de um Sistema via web
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95847Palavras-chave:
atividades teórico-práticas de aprofundamento, licenciatura, tecnologias digitais, sistemaResumo
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) devem ser cumpridas por licenciandos em atividades tais como: seminários e estudos curriculares; projetos de iniciação científica e docente; residência docente; monitoria e extensão; entre outras. Estas são previstas em resolução e têm como objetivo o enriquecimento da formação inicial. A carga horária mínima é de 200 horas. Para tanto, é importante que os alunos reflitam sobre a atividade realizada e, nesse sentido, as Tecnologias Digitais poderão dar suporte. Nesse contexto, foi desenvolvido um Sistema que, entre outros aspectos, possibilita o registro da relação entre a atividade realizada e a licenciatura em curso, por meio da escrita de um relatório. Este artigo tem por objetivo apresentar o sistema e a análise de dois testes desse sistema. Participaram dos testes alunos do 5º período da Licenciatura em Letras do IFFluminense. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, questionário e as postagens no Sistema ATPA. De forma geral, o sistema foi avaliado positivamente pelos licenciandos. A escrita do relatório possibilitou a reflexão sobre a atividade realizada e, consequentemente, o enriquecimento da formação inicial docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-28
Como Citar
FERREIRA SILVA MIRANDA, K.; TEIXEIRA BARCELOS PEIXOTO, G.; MORAES DE ALMEIDA LOPES, A. Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento: enriquecimento da formação inicial por meio de um Sistema via web. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 395–404, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95847. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95847. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).