Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento: enriquecimento da formação inicial por meio de um Sistema via web

Autores

  • Kennya Ferreira Silva Miranda IFFluminense
  • Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto IFFluminense
  • Arilise Moraes de Almeida Lopes IFFluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95847

Palavras-chave:

atividades teórico-práticas de aprofundamento, licenciatura, tecnologias digitais, sistema

Resumo

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) devem ser cumpridas por licenciandos em atividades tais como: seminários e estudos curriculares; projetos de iniciação científica e docente; residência docente; monitoria e extensão; entre outras. Estas são previstas em resolução e têm como objetivo o enriquecimento da formação inicial. A carga horária mínima é de 200 horas. Para tanto, é importante que os alunos reflitam sobre a atividade realizada e, nesse sentido, as Tecnologias Digitais poderão dar suporte. Nesse contexto, foi desenvolvido um Sistema que, entre outros aspectos, possibilita o registro da relação entre a atividade realizada e a licenciatura em curso, por meio da escrita de um relatório. Este artigo tem por objetivo apresentar o sistema e a análise de dois testes desse sistema. Participaram dos testes alunos do 5º período da Licenciatura em Letras do IFFluminense. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, questionário e as postagens no Sistema ATPA. De forma geral, o sistema foi avaliado positivamente pelos licenciandos. A escrita do relatório possibilitou a reflexão sobre a atividade realizada e, consequentemente, o enriquecimento da formação inicial docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

FERREIRA SILVA MIRANDA, K.; TEIXEIRA BARCELOS PEIXOTO, G.; MORAES DE ALMEIDA LOPES, A. Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento: enriquecimento da formação inicial por meio de um Sistema via web. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 395–404, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95847. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95847. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais