Jogos digitais educativos em línguas de sinais: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • David Pereira Neto IFSC
  • Maria José Baldessar UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95722

Palavras-chave:

jogos digitais, jogos educativos, surdo, língua de sinais, bilíngue.

Resumo

Numa perspectiva de educação bilíngue para surdos os materiais didáticos devem, preferencialmente, ser desenvolvidos na língua natural dos alunos, a língua de sinais. Os jogos digitais educativos são artefatos multimídia com potencial de aprendizagem discutidos na literatura especializada que permitem o desenvolvimento de materiais didáticos que atendam tal especificidade. Neste artigo será apresentada uma revisão sistemática da literatura que objetiva mapear o estado atual do desenvolvimento de jogos digitais educativos que utilizem línguas de sinais como meio de comunicação. A partir da coleta de publicações nas bases de dados SCOPUS e ERIC são documentados e descritos 24 jogos digitais. A maioria dos jogos apresentados têm como objetivo de aprendizagem a aquisição de linguagem. Jogos de correspondência são a mecânica mais comum entre eles e os avatares tridimensionais são a forma de representação das línguas de sinais mais utilizados.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

PEREIRA NETO, D.; JOSÉ BALDESSAR, M. Jogos digitais educativos em línguas de sinais: uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 173–182, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95722. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95722. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Informática na Educação Especial