Um Sistema para o Monitoramento das Atividades de Programação Para Alunos Iniciantes

Patricia Padula Lopes, Thiago Ferreira Dantas, Érico Marcelo Hoff do Amaral

Resumo


Este trabalho apresenta uma possível solução às dificuldades encontradas pelos professores no atendimento das dificuldades de aprendizagem dos alunos iniciantes em disciplinas de Algoritmos e Programação, através de um sistema de monitoramento, o CFacil+. Utiliza-se, para isto, a ferramenta implementada por GOMES et al. (2016) que foi adaptada a um ambiente de redes cliente e servidor, de forma a possibilitar que o professor acompanhe o desempenho dos alunos nas tarefas propostas em sala de aula, fornecendo assistência àqueles estudantes que mais necessitam de auxílio durante as atividades. As avaliações dos docentes em relação a utilização do sistema, apontaram para o CFacil+ como uma alternativa de auxílio ao ensino das disciplinas introdutórias de programação.


Palavras-chave


Sistema, Monitoramento, Programação, Alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89304

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br