A Experiência do Usuário no desenvolvimento e avaliação de Softwares Educacionais

Mariana dos Santos Martins, Avanilde Kemczinski, Kariston Pereira, Isabela Gasparini

Resumo


O conceito de experiência do usuário (UX) tem sido amplamente estudado e
abordado no desenvolvimento de sistemas, a fim de tornar a ferramenta desenvolvida cada vez mais fácil e atraente para o usuário final. No entanto, ainda vemos pouca aplicabilidade deste conceito no campo de desenvolvimento de softwares educacionais (SE). O objetivo desta pesquisa é verificar como e em quais etapas a UX vem sendo utilizada dentro dos processos de desenvolvimento e avaliação de SEs por meio de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL). Os dados coletados na pesquisa apontam que este conceito ainda é pouco utilizado nas etapas de desenvolvimento do produto educacional, sendo mais comumente visto nos processos de avaliação.


Palavras-chave


UX, software educacional, processo de desenvolvimento, avaliação de software.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89301

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br