Funções e programação no Scratch

André Eduardo Ventorini, Leandra Anversa Fioreze

Resumo


Este artigo se propõe a verificar o potencial do software de programação
Scratch no processo de construção de conceitos relacionados com funções. A pesquisa de cunho qualitativo tem como aportes teóricos os Campos Conceituais, de Vergnaud, devido a importância de sua teoria na análise do funcionamento cognitivo do "sujeitoem- situação" e o Construcionismo, de Papert, destacadamente, na relevância da programação na construção do conhecimento. A partir dos dados analisados em uma pesquisa desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, pode-se concluir que o uso do software de programação Scratch contribuiu na construção de conceitos relacionados com funções. Uma das contribuições está relacionada à compreensão dos esquemas utilizados no processo de criação e substituição de variáveis através de comandos específicos para esta função.


Palavras-chave


Funções, teoria dos Campos Conceituais, construcionismo, Scratch.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89295

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