O software Audacity como ferramenta no ensino de Química

Aline Locatelli, Regina Geller, Marco Antonio Sandini Trentin, Júlio Bernieri

Resumo


O objetivo principal desse artigo é mostrar como uma tecnologia digital, como
o podcast aliado ao programa de edição de áudio Audacity, pode ser um instrumento de auxílio a favor do processo de ensino-aprendizagem de Química. Este trabalho foi realizado com alunos do 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual da região Central do Estado do Rio Grande do Sul, com 20 alunos. Os alunos produziram paródias letras (paródias ou poemas) referente aos conceitos: ebulição, evaporação, condensação e sublimação. As paródias e poemas foram gravadas utilizando o software Audacity e posteriormente foram produzidos vídeos com destaques nas letras no programa Movie Maker os quais foram depositados no YouTube. Observou-se que a inserção desta tecnologia nas práticas pedagógicas no ensino de Química, promove a integração e colaboração entre os alunos contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos químicos em questão.


Palavras-chave


Podcast, vídeos, youtube, ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89271

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br