Proposta de uma Smart Classroom integrada com uma Fog Computing

Ivania Aline Fischer, Roseclea Duarte Medina, Larissa Soute del Rio, Felipe Becker Nunes, Éder Paulo Pereira

Resumo


utilização da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) tem
crescido nos mais variados contextos, entre eles o educacional. Esse artigo
apresenta o emprego da IoT em uma sala de aula inteligente, que propicie um
ecossistema facilitador de um processo de ensino-aprendizagem ubíquo e ciente
do contexto. No desenvolvimento do ecossistema educacional observa-se que
alguns problemas são acentuados, como utilização da banda de rede, tempo de
resposta grande. Sendo assim, a contribuição desse trabalho é apresentar uma
arquitetura que minimize esses problemas utilizando, para tanto, uma Fog
adicionada a arquitetura de funcionamento da Smart Classroom. Com o intuito
de validar a proposta dois cenários de aplicação são apresentados, uma Smart
Classroom utilizando Fog e outra apenas utilizando Cloud. Nos dois casos é
possível obter um tempo de resposta das comunicações do ambiente que utiliza
Fog 20% maior comparado com o que não utiliza. Tornando-se um ambiente
com maior usabilidade dos atuadores envolvidos no processo.


Palavras-chave


Internet das coisas, Sala de aula inteligente, Computação em névoa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89266

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br