Relato e análise de uma sequência didática sobre forças de atrito com uso de kits de robótica educacional no primeiro ano do ensino médio

Toni Fernando Mendes dos Santos, Paulo José Sena dos Santos

Resumo


No primeiro ano do ensino médio são ensinados em Física os conceitos básicos sobre força e movimento. Neste momento, o atrito, apesar de sua importância no cotidiano, é discutido de maneira muito rápida. Além disso, algumas investigações mostram que a abordagem tradicional utilizada nas discussões não permite aos estudantes superarem as suas concepções espontâneas sobre esta força. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma abordagem com a utilização de elementos de robótica educacional – muito utilizada para investigações em cinemática - para o ensino desta força. Depois de uma análise qualitativa dos dados obtidos através de questões abertas, observa-se que as atividades permitiram a identificação e posterior discussão de algumas das concepções mapeadas na literatura.


Palavras-chave


Forças de atrito. Robótica educacional. Ensino de Física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89257

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br