Computação Desplugada: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Nacional

Wilk Oliveira dos Santos, Fernando Carvalho Silva, Lucas Tadeu Hinterholz, Seiji Isotani, Ig Ibert Bittencourt

Resumo


Diante da eminente necessidade de ensinar Ciência da Computação no ensino básico e das dificuldades enfrentadas no seu processo de ensino e aprendizagem, nos últimos anos uma série de estudos têm usado uma estratégia conhecida por Computação Desplugada. No entanto, diversos questionamentos têm sido feitos, por exemplo: i) em quais níveis de ensino a Computação Desplugada tem sido trabalhada?; ii) quais atividades de Computação Desplugada têm sido implementadas?; e iii) como as pesquisas em Computação Desplugada têm sido avaliadas? No intuito de responder essas questões, esse artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Computação Desplugada no Brasil. Os principais resultados indicam que a maioria das abordagens baseiam-se nas atividades do livro “Computer Science Unplugged” e se concentram entre os níveis de ensino fundamental e médio, bem como, ´e notável a falta de estudos estatísticos sobre a Computação Desplugada no âmbito nacional.


Palavras-chave


Computação Desplugada

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89241

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br