Escolher/avaliar materiais didáticos digitais: concepções de professores e implicações em suas práticas docentes

Autores

  • Katia Alexandra de Godoi e Silva Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)
  • Maria Cristina Lima Paniago Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89237

Palavras-chave:

Escolha e Avaliação de Materiais Didáticos Digitais, Formação Continuada de Professores, Contexto Digital.

Resumo

Este estudo apresenta o recorte de uma pesquisa de estágio pós-doutoral realizada com professores do ensino superior participantes de um grupo de estudo. A fundamentação teórica suscita a questão da escolha e avaliação dos materiais no formato digital. Metodologicamente, o trabalho caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa e utiliza a entrevista como instrumento de produção dos dados, no intuito de criar um espaço de interlocução, escuta atenta, reflexão e decisão compartilhada. Os resultados apontam o processo de formação como algo processual, gradativo e que demanda mais discussões sobre a temática dos Materiais Didáticos Digitais, tanto inicial como continuada, priorizando autonomia, autoria e criticidade dos professores em formação.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

ALEXANDRA DE GODOI E SILVA, K.; CRISTINA LIMA PANIAGO, M. Escolher/avaliar materiais didáticos digitais: concepções de professores e implicações em suas práticas docentes. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 495–504, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89237. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89237. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC