VLA Dashboard: Um Mecanismo para Visualização do Desempenho de Estudantes de Matemática no Ensino Médio

Euler Vieira da Silva, José Francisco de Magalhães Netto, Ricardo Augusto Lima de Souza

Resumo


Este artigo descreve as contribuições do uso de um mecanismo VLA Dashboard para visualização do desempenho de estudantes do Ensino Médio em avaliações de Matemática Básica aplicadas no Moodle. Diante disso, empregou-se uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso. Em seguida, a coleta foi aplicada em três etapas: pré-Teste, oficina de capacitação e aplicação de avaliação diagnóstica pelos professores. Também, foi usado o Modelo de Aceitação de Tecnologia para os questionários. Os resultados apontam que o uso das técnicas de Visualização da Informação, learning analytics e abordagem multiagente contribuem para melhorar os diagnósticos das atividades avaliativas do professor.


Palavras-chave


avaliação em matemática, dashboard, learning analytics, sistemas multiagente, visualização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89234

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br