Aplicando Mineração de Textos na análise de artigos científicos sobre Sistemas de Recomendação com Mineração de Dados Educacionais e ​​Learning Analytics

Autores

  • Fábio Josende Paz PGIE - UFRGS e URCAMP
  • Silvio César Cazella PGIE - UFRGS e UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86053

Palavras-chave:

Descoberta de Conhecimento em Textos, Extração de conhecimento, Mineração de textos.

Resumo

A mineração de textos apresenta-se como uma alternativa para análise de grandes volumes de textos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da extração de conhecimento obtido pela aplicação da mineração de textos em um corpus composto por artigos científicos relacionados a Sistemas de Recomendação com Mineração de dados Educacionais (MDE) e Learning Analytics (LA), buscando descrever os assuntos abordados e principais autores das áreas. Foi aplicado o processo de Descoberta de Conhecimento em Textos (DCT) no corpus analisado, sendo possível por fim evidenciar as relações extraídas pela mineração de textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

JOSENDE PAZ, F.; CÉSAR CAZELLA, S. Aplicando Mineração de Textos na análise de artigos científicos sobre Sistemas de Recomendação com Mineração de Dados Educacionais e ​​Learning Analytics. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86053. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86053. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Mineração de dados