Geometria Dinâmica e Método Clínico de Piaget: visando o pensamento geométrico das transformações

Autores

  • Larissa Weyh Monzon PPGIE/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86052

Palavras-chave:

Geometria dinâmica, Método Clínico, Piaget, transformações geométricas

Resumo

Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

WEYH MONZON, L.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Geometria Dinâmica e Método Clínico de Piaget: visando o pensamento geométrico das transformações. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86052. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86052. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação