O VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Adriana Watanabe Universidade Cruzeiro do Sul
  • Tatiane Baldoria Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carmem Lucia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85993

Palavras-chave:

Ensino de química. Oxirredução. Produção de vídeo.

Resumo

O presente trabalho descreve um relato de experiência utilizando a produção de um vídeo pelos alunos como recurso didático para o ensino de química com o objetivo de predispor o aluno à aprendizagem significativa de oxirredução. O vídeo foi desenvolvido por 45 alunos do Curso Técnico em Química de uma escola técnica pública situada na cidade de São Paulo. Para o seu desenvolvimento foi solicitado alguns itens como conceito, reações, aplicação de um exercício com correção e a realização de um experimento utilizando materiais alternativos. Após a produção do vídeo, os alunos socializaram suas produções com os colegas e responderam um questionário avaliando o vídeo como ferramenta para a sua aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a construção do vídeo motivou os alunos a estudarem e, consequentemente contribuiu para a aprendizagem significativa do conhecimento de oxirredução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

WATANABE, A.; BALDORIA, T.; LUCIA COSTA AMARAL, C. O VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85993. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Vídeo educacional