A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS FRACTAIS

Marcelo Fabricio Chociai Komar, Dionísio Burak, Elaine Maria dos Santos, Márcio André Martins

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar uma atividade de modelagem
matemática a partir do tema escolhido pelos estudantes, Fractais. Participaram dessa atividade um grupo com quatro estudantes da Educação Básica, 9º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2016. Esta investigação é concebida na perspectiva qualitativa/interpretativa, com delineamento na perspectiva de Lüdke e André (1986). O tratamento dos dados segue a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994). A linha de pesquisa em Modelagem Matemática segue os passos sugeridos por Burak (1987, 1992, 1998), Klüber e Burak (2008), para a utilização da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Os resultados analisados apontam para uma melhor qualidade do ensino quando ocorre a interação e a reciprocidade entre as disciplinas.

Palavras-chave


Educação Matemática; Modelagem Matemática; Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79262

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br