FastAIML: uma ferramenta para apoiar a geração de base de conhecimento para chatbots educacionais

Autores

  • Aliane Loureiro Krassmann PPGIE/UFRGS, IFFar
  • Fabrício Herpich PPGIE/UFRGS
  • Álvaro Souza Pereira da Silva UFRGS
  • Anita Raquel da Silva UFRGS, IFRS
  • Cristiane de Souza Abreu UFRGS
  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt IFRS
  • Magda Bercht PPGIE/UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79256

Palavras-chave:

Chatbots, chatterbots, agentes conversacionais, base de conhecimento, AIML.

Resumo

Este artigo apresenta uma ferramenta de autoria web que auxilia na composição da base de conhecimento de chatbots educacionais.
Desenvolvida em PHP, permite que sejam gerados arquivos na linguagem de marcação AIML, contendo categorias simples e/ou compostas, com a
possibilidade de inclusão de recursos multimídia de forma intuitiva. O sistema possui ainda uma função para incluir automaticamente um rol prédefinido de questões associadas a uma palavra-chave. Um arquivo pronto para ser importado em interpretadores pode ser gerado, sendo neste estudo
utilizado para testes o Program-O. A ferramenta se mostra promissora para apoiar a expansão do uso de chatbots na educação, ao facilitar o processo
de ampliação das bases de conhecimento desses softwares.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

LOUREIRO KRASSMANN, A.; HERPICH, F.; SOUZA PEREIRA DA SILVA, Álvaro; RAQUEL DA SILVA, A.; DE SOUZA ABREU, C.; AUGUSTO RAUH SCHMITT, M.; BERCHT, M.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. FastAIML: uma ferramenta para apoiar a geração de base de conhecimento para chatbots educacionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79256. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79256. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais