FastAIML: uma ferramenta para apoiar a geração de base de conhecimento para chatbots educacionais

Aliane Loureiro Krassmann, Fabrício Herpich, Álvaro Souza Pereira da Silva, Anita Raquel da Silva, Cristiane de Souza Abreu, Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Magda Bercht, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Este artigo apresenta uma ferramenta de autoria web que auxilia na composição da base de conhecimento de chatbots educacionais.
Desenvolvida em PHP, permite que sejam gerados arquivos na linguagem de marcação AIML, contendo categorias simples e/ou compostas, com a
possibilidade de inclusão de recursos multimídia de forma intuitiva. O sistema possui ainda uma função para incluir automaticamente um rol prédefinido de questões associadas a uma palavra-chave. Um arquivo pronto para ser importado em interpretadores pode ser gerado, sendo neste estudo
utilizado para testes o Program-O. A ferramenta se mostra promissora para apoiar a expansão do uso de chatbots na educação, ao facilitar o processo
de ampliação das bases de conhecimento desses softwares.

Palavras-chave


Chatbots; chatterbots; agentes conversacionais; base de conhecimento; AIML.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79256

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