Resolução de problemas e sensoriamento remoto: em busca de uma aprendizagem ativa com estudantes do 9º ano

Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Lori Viali, Regis Alexandre Lahm

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência didática interdisciplinar e inovadora,
cujo objetivo foi de analisar a área desmatada nas comunidades em que os estudantes do 9º ano de uma escola de Bom Princípio/RS residem. A pesquisa fundamentou-se nas tendências matemáticas modernas, como a Resolução de Problemas e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), utilizando a técnica de sensoriamento remoto. No decorrer da experiência didática, os estudantes entrevistaram pessoas, levantaram dados na web e utilizaram imagens orbitais do software Google EarthTM para solucionar o problema. Por fim, os dados coletados apresentam fortes indícios que a Resolução de Problemas alinhada com as TIC são estratégias potencializadoras de uma aprendizagem ativa, formando estudantes críticos, criativos e preocupados com o meio em que vivem.

Palavras-chave


Resolução de problemas; Tecnologias na educação; Sensoriamento remoto; Imagens orbitais; Aprendizagem ativa.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79243

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