O Plágio em Ambiente Educacional Virtual: Uma Revisão da Literatura

Anderson Pinheiro Cavalcanti, Rafael Ferreira Leite de Mello, Máverick André Dionísio Ferreira, Péricles Barbosa Cunha de Miranda, Vitor Belarmino Rolim, Sebastião Rogério da Silva Neto

Resumo


O crescimento da Educação a distância (EAD) aumentou o acesso da
população ao ensino superior. A EAD utiliza os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para a interação entre professores e alunos à distância. Contudo, com a grande quantidade de alunos nos AVAs, se torna um desafio para o professor acompanhar adequadamente as atividades e informações geradas pelos alunos. Com isso, o plágio tem se tornado uma prática comum nesses ambientes. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o plágio em ambientes virtuais de aprendizagem. A revisão tem por objetivo identificar o cenário de pesquisas sobre plágio e educação a distância nos últimos 10 anos.

Palavras-chave


Plágio, Ambiente Educacional Virtual, Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79224

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br