Robótica livre como alternativa didática para a aprendizagem de Música

Sabrina F. Antunes, Adriano C. Teixeira, Mario Pireddu

Resumo


Com a publicação da Lei 11.769/2008, que obriga o ensino de Música na educação básica, é urgente criar soluções para minimizar a carência de instrumentos musicais nas escolas e o número insuficiente de professores com formação em Música. Este artigo objetiva apresentar uma pesquisa acerca de um dispositivo eletrônico baseado em robótica livre para apoio ao ensino de Música a partir do método Orff. O trabalho de campo caracterizou-se como exploratório de cunho qualitativo e realizou-se a partir de quatro oficinas com quatro sujeitos com idade entre 10 e 12 anos. Com o estudo, verificou-se que o dispositivo criado teve potente atuação no processo de avaliação da aprendizagem por parte dos alunos e, em última análise, que a robótica caracteriza-se como uma tecnologia potente para a criação de dispositivos para apoio à aprendizagem de música.

Palavras-chave


Robótica educativa; Ensino de Música; Método Orff.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79196

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