Histórias Interativas para a Disciplina de História no Ensino Médio: Uma Abordagem de Autoria Compartilhada

Autores

  • Marcelo Peixoto Marques PPGTER/UFSM
  • Andre Zanki Cordenonsi PPGTER/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79190

Palavras-chave:

Histórias Interativas, Ensino de História, Jogos Educacionais

Resumo

O presente estudo apresenta uma proposta de utilização de novas tecnologias educacionais como alternativa capaz de contribuir positivamente no processo de ensino de História. Assim sendo, buscou-se analisar a produção de um jogo de histórias interativas, por meio da utilização dos softwares Twine e Storybird em uma escola pública de ensino médio, no município de Restinga Sêca. Este estudo teve caráter qualitativo, nesse sentido utilizou-se como metodologia o estudo de caso, visando analisar o comportamento de alunos e professores e o direcionamento do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias. Ficou evidenciado nessa pesquisa o fomento de novas possibilidades de interação no cenário educacional, por meio de uma abordagem capaz de aproximar os conteúdos programáticos da disciplina de História, com novas ferramentas tecnológicas capazes de ressignificar a relação da disciplina com os alunos.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

PEIXOTO MARQUES, M.; ZANKI CORDENONSI, A. Histórias Interativas para a Disciplina de História no Ensino Médio: Uma Abordagem de Autoria Compartilhada. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79190. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79190. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador