A CURADORIA NO PINTEREST COMO TRANSCRIAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO E DO IMAGINÁRIO ACERCA DO ÁTOMO

Tatiana Zarichta Nichele Eichler, Ione Canabarro de Araújo, Marcelo Leandro Eichler

Resumo


A curadoria pode ser entendida como uma metáfora do processo de ensino. Novos recursos de compartilhamento de ideias visuais em redes sociais, como o Pinterest, facilitam processos de curadoria e de ensinagem. Neste artigo, discutimos a curadoria no Pinterest em seu aspecto de transcriação didática e focamos a discussão em um dos mais tradicionais conteúdos curriculares do ensino de física e de química, o modelo atômico. Nesse sentido, a transcriação didática do átomo é apresentada em seu potencial de representação e de imaginação.

Palavras-chave


curadoria, transcriação, redes sociais, natureza do átomo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75165

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br