Atividades de Ensino no Moodle: Implicações da Fluência Tecnológica Digital do Professor

Daniele da Rocha Schneider, Sérgio Roberto Kieling Franco, Carlos Eduardo dos Santos Sabrito

Resumo


O presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento e
objetiva analisar a fluência tecnológica digital do professor na elaboração e
implementação de atividades de ensino no Moodle. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas com professores e análise de disciplinas em ambientes virtuais de sete cursos de graduação a distância da UAB/UFSM. A análise amparou-se nos princípios da FTD: habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais. Como resultado parcial foi possível verificar que a restrita diversidade de atividades de ensino implementadas nas disciplinas possui relação direta com a fluência tecnológica digital do professor.

Palavras-chave


fluência tecnológica digital, atividades de ensino, professor

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75162

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br