ROTEIRO DE ATIVIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA MEDIAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Natana Lopes Pereira, Angelita Darela Mendes, Fernando José Spanhol

Resumo


A dinâmica social contemporânea impõe a adaptação do contexto
educacional no que respeita a flexibilidade do acesso e a diversidade das formas de apresentação dos conteúdos. Este artigo tem como objetivo demonstrar o potencial mediador do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA associado ao roteiro de atividades na estruturação de trabalho monográfico. A realização desta pesquisa, de abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso, compreendeu a elaboração de diversas atividades aplicadas no AVA – Moodle do curso Pós TIC SENASP. Para coleta de dados utilizou-se formulário eletrônico estruturado com questões de múltipla escolha. A partir da análise dos dados coletados conclui-se que a aplicação das atividades propostas mediadas pelo AVA contribuiu no processo de elaboração de TCC. Cabe uma discussão sobre aplicação de métodos de Gestão do Conhecimento – GC nesses ambientes e exploração de suas diversas ferramentas por meio do modelo SECI para melhor atender as necessidades dos acadêmicos.

Palavras-chave


Ambiente Virtual de Aprendizagem, Trabalho de Conclusão de Curso, Roteiro de Atividades

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75161

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br