ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Maria Verónica Segovia, Anderson Souza

Resumo


A Robótica vem ganhando espaço na área da educação durante as últimas
décadas. Vários estudos desenvolvidos demonstram o sucesso desta prática em diferentes áreas e níveis do ensino. Seguindo essa tendência, este artigo tem como objetivo demonstrar a utilização da Robótica em sala de aula como uma ferramenta estratégica lúdica para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. O trabalho propõe uma metodologia para o ensino da língua inglesa em uma escola de idiomas, para alunos de 6 a 9 anos de idade, através da Robótica Educacional com o intuito de desenvolver suas habilidades com o Inglês (fala, escrita e escuta) e despertar o interesse deles ao aprendizado da referida língua. Para validar o trabalho, questionários foram aplicados junto aos alunos a fim de se verificar a satisfação dos mesmos em aprender inglês com o auxílio de kits robóticos educacionais.

Palavras-chave


robótica educacional; ensino de inglês; ferramenta lúdica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75159

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br