Metodologias de uso de jogo computacional RPG em sala de aula: estudo de caso com o jogo PeaceMaker

Sidnei Alves Ferreira Junior, Márcio Gomes Pacheco, Carlos Roberto da Silveira Junior, Alex Santos Bandeira Barra

Resumo


Os educadores precisam elaborar meios dinâmicos que possam melhorar o
ensino de conteúdos no currículo escolar. Aliado à interdisciplinaridade, a utilização de ferramentas lúdicas, como jogos computacionais, reforçam, de maneira considerável, o aparato educacional e as estratégias de aplicação de conteúdo. Esse artigo tem como objetivo apresentar metodologias de uso de jogos educacionais, classificados como RPG, na escola, tendo como estudo de caso com o jogo PeaceMaker. Para tanto foram propostas três planos de aula para realização de atividade teórica e prática com alunos. Foram aplicados questionários antes e após a atividade, sendo apresentados resultados relevantes para atividades em intervalos maiores no tempo e com prática e teoria intercalados.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade, Jogo RPG, PeaceMaker Game

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75156

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