Dvolver Movie Maker: uma experiência pedagógica interativa de estudantes com deficiência intelectual

Ana Cláudia Pavão Siluk, Karolina Waechter Simon, Liziane Forner Bastos

Resumo


Este artigo apresenta a experiência de aprendizagem e interação aplicada a um grupo de estudantes com necessidades especiais de duas Instituições educacionais na região de Santa Maria, RS. Utilizando a ferramenta online de criação de vídeos animados Dvolver Movie Maker, e estabelecendo a interação entre as escolas por meio da criação de uma narrativa contínua e participativa, o objetivo principal deste estudo foi promover o desenvolvimento da leitura e escrita por meio da tecnologia e interação. Alguns dos objetivos específicos contemplados foram analisar e promover a interação entre os participantes; possibilitar o uso das tecnologias como recurso de ensino aprendizagem; instigar a criatividade, autoestima e a capacidade de produzir trabalho de autoria própria.

Palavras-chave


sala de recursos multifuncionais; educação especial; software educacional; dvolver movie maker

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75154

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br