ABORDAGEM DA NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA A PARTIR DA ESCALA

Angelisa Benetti Clebsch, Marcio Watanabe

Resumo


O desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia (N&N) possibilitaram a
criação e/ou avanço de diversos equipamentos modernos utilizados atualmente. A apropriação de conceitos e princípios da N&N é fundamental à Alfabetização Científica dos estudantes da educação básica. No entanto há uma escassez de materiais didáticos que abordem o tema com linguagem acessível a estes estudantes. Para contribuir com esta demanda elaborou-se uma hipermídia (vídeo/blog) que possibilita uma aproximação com o tema através da escala, indo “de cima para baixo”. Discutese a elaboração do objeto educacional e apresentam-se resultados da análise das interações entre os usuários que o utilizaram. Concluímos que a linguagem direcionada aos usuários, aliada à natureza do objeto desenvolvido, contribuiu na aprendizagem dos assuntos.

Palavras-chave


hipermídia, Nanociência, Nanotecnologia, Alfabetização Científica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75125

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br