Concepção, Implementação e Avaliação de um Agente Conversacional com Suporte à Aprendizagem Ubíqua

Leo Natan Paschoal, Patricia M. Mozzaquatro Chicon, Gilse Antoninha Morgental Falkembach

Resumo


A ampla incorporação das tecnologias digitais na sociedade vem fazendo as
ferramentas instrucionais adquirirem novos recursos, com a finalidade de atender as reais necessidades de seus utilizadores. Essa premissa é refletida nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que vêm recebendo constantes atualizações, em direção aos sistemas ubíquos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa se insere com o intuito de apresentar a concepção, implementação e avaliação de um agente conversacional, integrado ao Moodle, que auxilia estudantes de Engenharia de Software. Para tanto, o agente, denominado Ubibot, adapta suas mensagens de auxílio, considerando o contexto do estudante, a fim de oferecer acesso propício à aprendizagem ubíqua.

Palavras-chave


Agentes Inteligentes. Aprendizagem Ubíqua. Computação Ciente de Contexto.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75121

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br