Análise de Sentimento pela ótica da abordagem multimodal

Autores

  • Luciana Kraemer da Silva Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – UFRGS
  • Maria Lúcia Kroeff Barbosa Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – UFRGS
  • Robson Pandolfi Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada – UNISINOS
  • Sílvio César Cazella Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – UFRGS Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75112

Palavras-chave:

análise de sentimentos, abordagem multimodal, computação afetiva, mineração de opinião

Resumo

A Análise de Sentimento é um campo de estudo importante para a Computação Afetiva e para a compreensão dos processos cognitivos em geral. Dois aspectos embasam essa constatação: a web ter se tornado uma arena pública para difusão de opiniões; e a comunicação, desde a mais tenra idade, ser expressada a partir de múltiplas linguagens. Este artigo apresenta um estudo sobre análise de sentimento via web com base em objetos multimodais e multilíngues. Com base em pressupostos teóricos sobre análise de sentimento e multimodalidade com abordagem multilíngue, pretende-se explorar aspectos relevantes dos estudos em questão, bem como comparar atuais técnicas desenvolvidas sobre esse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

KRAEMER DA SILVA, L.; LÚCIA KROEFF BARBOSA, M.; PANDOLFI, R.; CÉSAR CAZELLA, S. Análise de Sentimento pela ótica da abordagem multimodal. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75112. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75112. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas