Novas Perspectivas da Docência no Ensino Superior: a importância da Tutoria Presencial em curso de Licenciatura em Educação a Distância

Autores

  • Leonardo Rocha de Almeida UNILASALLE/RS
  • Rafael Schilling Fuck UNISINOS/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70719

Palavras-chave:

Tutoria, Ensino Superior, Educação a Distância.

Resumo

Este artigo visa apresentar uma análise sobre um novo sujeito no Ensino Superior, o Tutor Presencial, profissional que atua muitas vezes como “professor” na modalidade de Educação a Distância, no que se refere às atividades nos polos de apoio presencial. Tendo em vista o crescimento da oferta de cursos dessa modalidade, considera-se fundamental problematizar as atribuições deste profissional. São realizados uma retomada de conceitos sobre a tutoria e, posteriormente, o levantamento de opiniões de alunos, que realizam ou realizaram cursos de licenciatura a distância, sobre a atuação do Tutor Presencial. Foi possível perceber que a atuação do Tutor Presencial é relevante para os alunos e, em alguns momentos, fazem referência a ele nas funções de professor, o que gera um espaço de problematização, ainda, necessário sobre sua caracterização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

ROCHA DE ALMEIDA, L.; SCHILLING FUCK, R. Novas Perspectivas da Docência no Ensino Superior: a importância da Tutoria Presencial em curso de Licenciatura em Educação a Distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70719. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70719. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC