Aprendizagem tangencial no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos: um estudo de caso

Autores

  • Bruno Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70678

Palavras-chave:

Tecnologias no ensino, Ensino de Ciências, Aprendizagem Tangencial, Filmes.

Resumo

Com o objetivo de identificar filmes que podem ser utilizados no processo de
ensino e aprendizagem de conteúdos científicos por meio da aprendizagem tangencial, este artigo relata os resultados de uma investigação realizada com oitenta e um (81) estudantes da licenciatura (química, física e biologia) e do mestrado em ensino de ciências de uma Universidade Federal. Para contemplar o objetivo central da pesquisa, uma abordagem qualitativa, consideramos o estudo de caso em cinco etapas. Os resultados se estruturam apresentando a análise das etapas da pesquisa, apontando uma postura favorável dos estudantes ao uso de filmes como estratégia para o ensino de conceitos científicos, por apresentarem características da aprendizagem tangencial.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

SILVA LEITE, B. Aprendizagem tangencial no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos: um estudo de caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70678. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70678. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC