Aplicativos para Tablets: Ferramentas para o Pensar

Débora Valletta

Resumo


As ferramentas dos tablets e/ou smartphones são intuitivas e há inúmeros
aplicativos (Apps) que podem ser utilizados como recurso didático tecnológico
(Valletta, 2016). Diante desse contexto, este artigo buscou investigar qual a percepção dos estudantes do 2º semestre em Pedagogia em utilizar jogos educacionais, considerando o uso de tecnologias móveis como, os tablets. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se questionário semiestruturado, observação e fonte documental. Percebeu-se que, alguns resultados merecem destaque, a saber: potencialidade dos artefatos, metodologia implementada e, consequentemente, os padrões emergentes desses dois aspectos.

Palavras-chave


Jogos Educacionais, Aprendizagem Ubíqua, Objetos de Aprendizagem, Formação Docente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70675

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br