Fatores Influenciadores na Implantação em Larga Escala dos Tablets Educacionais no Brasil

Giovanni Ferreira de Farias, Fernando José Spanhol

Resumo


Várias iniciativas de implantação de tablets educacionais em larga escala aconteceram nos últimos dez anos, e junto vieram muitos problemas de implantação, levando inclusive à suspensão ou cancelamento das iniciativas. No Brasil, onde foi anunciada a implantação de 600.000 tablets educacionais, vários estudos de caso trataram do assunto, porém enfocando principalmente o contexto da sala de aula. A pesquisa aqui relatada, por outro lado, enfoca especificamente a implantação em larga escala dos tablets educacionais no Brasil. Usando em Grounded Theory, esta pesquisa identificou dezesseis fatores preponderantes neste tipo de implantação a partir de relatos de quem acompanhou o processo em dezenas de escolas de diferentes regiões do país. O resultado foi o modelo de implantação MILETE (Modelo de Implantação em Larga Escala de Tablets Educacionais), o qual pode nortear gestores educacionais em processos de implantação semelhantes.

Palavras-chave


implantação, larga escala, tablet educacional, escolas públicas, Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70672

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br