Fatores Influenciadores na Implantação em Larga Escala dos Tablets Educacionais no Brasil

Autores

  • Giovanni Ferreira de Farias EGC/UFSC
  • Fernando José Spanhol EGC/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70672

Palavras-chave:

implantação, larga escala, tablet educacional, escolas públicas, Brasil.

Resumo

Várias iniciativas de implantação de tablets educacionais em larga escala aconteceram nos últimos dez anos, e junto vieram muitos problemas de implantação, levando inclusive à suspensão ou cancelamento das iniciativas. No Brasil, onde foi anunciada a implantação de 600.000 tablets educacionais, vários estudos de caso trataram do assunto, porém enfocando principalmente o contexto da sala de aula. A pesquisa aqui relatada, por outro lado, enfoca especificamente a implantação em larga escala dos tablets educacionais no Brasil. Usando em Grounded Theory, esta pesquisa identificou dezesseis fatores preponderantes neste tipo de implantação a partir de relatos de quem acompanhou o processo em dezenas de escolas de diferentes regiões do país. O resultado foi o modelo de implantação MILETE (Modelo de Implantação em Larga Escala de Tablets Educacionais), o qual pode nortear gestores educacionais em processos de implantação semelhantes.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

FERREIRA DE FARIAS, G.; JOSÉ SPANHOL, F. Fatores Influenciadores na Implantação em Larga Escala dos Tablets Educacionais no Brasil. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70672. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70672. Acesso em: 15 abr. 2024.