Programação visual para introdução ao ensino de programação na Educação Superior: uma análise prática

Elisângela Ribas, Guilherme Dal Bianco, Regis Alexandre Lahm

Resumo


A aprendizagem de linguagens de programação demanda conhecimentos prévios em lógica e matemática. No entanto, no Brasil, os resultados obtidos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) demostra haver uma queda no rendimento dos estudantes. A universidade precisa trabalhar com essas questões para atingir seus objetivos, contudo precisa lidar com o alto índice de reprovação e evasão, especialmente em cursos que abordem diretamente saberes lógicos. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma metodologia para estimular o conhecimento sobre lógica de programação por meio da substituição de formas tradicionais de ensino por linguagens visuais. A metodologia proposta foi dividida em três etapas, com progressivo aumento do nııvel de dificuldade. A intenção da divisão foi de não apresentar uma sobrecarga cognitiva aos estudantes, em função da complexidade dos conceitos. Os estudantes alegaram, por meio de avaliação qualitativa, que a utilização de linguagem visual facilitou a introdução de uma linguagem de produção. Além disso, um primeiro resultado demonstrou uma leve melhora nas notas dos estudantes que utilizaram a linguagem visual durante a aprendizagem. Tais resultados, apesar de serem incipientes, demostram que a metodologia é promissora e que novos ajustes podem ser aplicados para sua melhoria.

Palavras-chave


ensino de programação - linguagem visual - estratégias de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70671

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br