Uma Ferramenta Visual para Análise de Produções Textuais dos Estudantes

Autores

  • Gustavo Lovato CCET/UCS
  • Ricardo Dacol Gil CCET/UCS
  • Ana Maria Coulon Grisa CCET/UCS
  • Carine G. Webber CCET/UCS
  • Elisa Boff CCET/UCS
  • Maria de Fátima Webber do Prado Lima CCET/UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70667

Palavras-chave:

Aprendizado de máquina, visualização de dados, análise textual.

Resumo

Tradicionalmente a leitura e interpretação de textos é uma
habilidade que humanos realizam de forma muito superior às máquinas.
Entretanto, quando se trata de buscar padrões e associações em textos, os
computadores podem realizar a parte mais exaustiva e longa desta tarefa.
Técnicas de aprendizado de máquina podem auxiliar professores na
avaliação de produções textuais, destacando pontos fortes e identificando
dificuldades. Desta forma os professores podem oferecer um feedback mais
apropriado aos estudantes por meio de reflexões pertinentes às suas
aprendizagens. Este artigo descreve a implementação e os resultados
obtidos com o desenvolvimento de um software de apoio a análise textual.
Para validar o software foram utilizadas produções textuais de estudantes
da disciplina de Química Orgânica de uma Universidade (nome omitido).

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

LOVATO, G.; DACOL GIL, R.; MARIA COULON GRISA, A.; G. WEBBER, C.; BOFF, E.; DE FÁTIMA WEBBER DO PRADO LIMA, M. Uma Ferramenta Visual para Análise de Produções Textuais dos Estudantes. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70667. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70667. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas