Uma abordagem para produção de jogos construcionistas baseada no reuso de software

Carlos Alberto C. Lessa Filho, Arturo Hernández-Domínguez

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar a Linha de Produto de Software
JIndie, uma Linha de Produto que busca facilitar o processo de construção de jogos construcionistas que envolvam o desenvolvimento de um artefato concreto. No construcionismo, o processo de aprendizagem ocorre através da construção de um material concreto pelo estudante. O uso do computador nesse processo de construção de um material concreto é de grande importância, por permitir a construção de objetos de forma mais fácil e virtual através de jogos. Diante dessas informações, para facilitar o processo de construção de jogos voltados ao construcionismo, os desenvolvedores podem optar por uso de Linhas de Produtos de Software, que é uma técnica de produção de software de um determinado domínio. Para avaliar a Linha de Produto de Software proposta neste trabalho, foram desenvolvidos três jogos construcionistas já conhecidos no mercado e os resultados obtidos demonstraram a viabilidade de construção de jogos através do JIndie e um ganho na qualidade e esforço durante a produção, assim como também foi verificado o papel dos jogos construcionistas na escola.

Palavras-chave


jogos, educação, linha de produto de software, construcionismo.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70660

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