Modelo Conceitual do Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa para Aprendizagem de Estatística (Collabora)

Autores

  • Eliana Cláudia Mayumi Ishikawa UTFPR
  • Lucas Novelli UTFPR
  • Vinícius Camargo Andrade UTFPR
  • Simone Nasser Matos UTFPR
  • Guataçara dos Santos Junior UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70657

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem. Estatística. Colaboração. CSCL. Orientação a Objetos.

Resumo

Este trabalho apresenta o modelo conceitual de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino da estatística no ensino superior (Collabora) contendo quatro módulos principais: Login, Colaboração, Aprendizagem e Chat e usa como base a aprendizagem colaborativa apoiada por computador. A diferença do objeto proposto em relação a outros trabalhos da literatura é que o mesmo oferece um controle automatizado para verificar se os alunos que pertencem a um grupo estão colaborando ao realizar uma atividade, composta por um conjunto de exercícios, proposta pelo professor. A construção e implementação do objeto é feita usando orientação a objetos o que fornece reusabilidade de análise, projeto e código. O Collabora permite ao professor realizar atividades que promova a verificação e integração entre os elementos de um grupo, avaliação da colaboração, avaliação da atividade e mapeamento da colaboração individual e em grupo.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

CLÁUDIA MAYUMI ISHIKAWA, E.; NOVELLI, L.; CAMARGO ANDRADE, V.; NASSER MATOS, S.; DOS SANTOS JUNIOR, G. Modelo Conceitual do Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa para Aprendizagem de Estatística (Collabora). RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70657. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70657. Acesso em: 24 jun. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais