A utilização de laboratórios virtuais no ensino de química para a educação de jovens e adultos

Autores

  • Eduarda Fehlberg IFSUL
  • Graciela Varga Uergs
  • Luciano Andreatta-da-Costa Uergs/Liberato

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70649

Palavras-chave:

Laboratórios virtuais, Educação em Ciências, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) difere do ensino regular devido ao
seu público, porque traz consigo experiências de vida, pessoais e profissionais, que contribuem significativamente para a aprendizagem em sala de aula. Para o ensino de química, é essencial relacionar o prévio conhecimento e experiência com os conteúdos em sala de aula, especialmente na EJA. Nesta perspectiva, desenvolvemos uma atividade com o objetivo de melhorar os conceitos existentes no grupo e trabalhar com conteúdo químico chamado destilação, relacionando-a com questões relevantes para a vida diária. Os resultados obtidos nas avaliações dos alunos mostraram que a atividade proporcionou uma aprendizagem significativa de conceitos discutidos e uma reflexão sobre o uso responsável de álcool. A partir destes resultados, podemos concluir que a atividade foi eficiente e pode ser melhorada para contemplar novas discussões e reflexões.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

FEHLBERG, E.; VARGA, G.; ANDREATTA-DA-COSTA, L. A utilização de laboratórios virtuais no ensino de química para a educação de jovens e adultos. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70649. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70649. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Laboratórios digitais