Desafios na Arte se Ensinar Inclusiva: A Relação Professor e Intérprete na Inclusão do Surdo

Simone Erbs da Costa, Indianara A. de Souza, Délio Delcio Augusto Hofelmann, Fabiola Sucupira Ferreira Sell, Carla Diacui Medeiros Berkenbrock

Resumo


O presente artigo tem como objetivo discutir os obstáculos que o
aluno surdo enfrenta nos espaços educacionais, bem como compreender as dificuldades existentes na interação entre professor e intérprete nesses ambientes. Um novo olhar nesse cenário se faz necessário assim como transformações na forma em que os conteúdos são apresentados e nas relações entre surdo, escola e educadores. Nessa pesquisa são analisadas as contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para apoiar a aprendizagem dos alunos surdos. A partir das pesquisas realizadas na literatura e dos dados coletados em entrevistas e questionários com professores e intérpretes também são sugeridas ações e posturas destinadas aos educadores.

Palavras-chave


inclusão social; educação inclusiva; aluno surdo; ambiente acadêmico; educador; intérprete.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70647

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br